Projetos de veleiros para construção artesanal – novidades


Minha página sobre projetos de veleiros para construção artesanal tem sido muito visitada. Pelo visto, há muitos interessados em construir um veleiro em casa no Brasil. Por outro lado, sei que há pouco material em português sobre o assunto, e garimpar os projetos gratuitos que estão disponíveis exige paciência e alguma habilidade. Por isso disponibilizei alguns dos projetos que descobri em um CD, com um texto onde apresento cada projeto e explico o processo construtivo de cada um deles, traduzindo a documentação disponível, as fichas técnicas, listas de materiais, etc. Algumas pessoas já adquiriram o CD, outras entraram em contato, e para responder aos questionamentos e dúvidas dos visitantes do blog, fiz algumas modificações na página de “projetos de veleiros”. Agora ela possui 3 subpáginas:

  1. Informações Gerais: contém uma breve descrição do conteúdo do CD de projetos, para quem quiser adquirí-lo saber quais as dimensões e tipos de veleiros incluídosno CD.
  2. Perguntas mais Frequentes: é um FAQ, onde respondo as dúvidas que os leitores enviam mais comumente. Será atualizada sempre, por isso não deixe de consultá-la de vez em quando.
  3. Área Reservada: esta é uma página para os que compraram o CD, e contém principalmente links com fotos da construção dos veleiros incluídos nos projetos, dicas de construção, manuais e outras informações relevantes. É um complemento ao material do CD, e será sempre atualizado e incrementado. Para acessá-la será necessária uma senha, fornecida a todos que adquiriram o CD. coloquei lá também um projeto de daysailer, um projeto de leme de vento e outro de um enrolador de genoa. Ambos bem baratos. Há também um livro online (em inglês) muito bom, de um velejador que deu a volta ao mundo em solitário.

Muitas pessoas tem entrado em contato e tem dúvidas sobre os projetos, e sobre suas próprias habilidades como construtores. Bom, os projetos de veleiros que disponibilizei aqui são em sua maioria projetos desenvolvidos especificamente para construção amadora, ou seja, seu desenho é um compromisso que leva em consideração os limites dos materiais e técnicas construtivas acessíveis à maioria de nós. Por isso, projetos em compensado naval utilizam geralmente cascos Multichine, ou seja, não tem seção transversal curva, e sim composta de linhas retas que são os planos do casco. Esta técnica permite fazer barcos simples de construir mas eficientes de navegar. Apesar disso, há neste CD um projeto de um 26 pés de compensado naval com casco curvo, uma solução bastante engenhosa mas fácil de construir: o casco possui superfícies planas no costado e no fundo, mas na intersecção dos dois planos há uma área curva que faz a transição do fundo para o costado, feita de strip-planking de compensado naval. Simples de executar, mas dá ao barco uma cara de barco de fibra…

Para aqueles que não querem deixar um comentário público no site, sugiro que me mandem um email: brum_gustavo@yahoo.com . Ou então, se preferirem, liguem para (11) 8204-3061 (São Paulo).

Gustavo

About these ads

Publicado em fevereiro 26, 2008, em construção artesanal, projetos, vela e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. remilson brandão

    Remilson Brandão. gostaria de saber tudo sobre a construção de um veleiro, passo a passo se poder me enviar o cd agradeço.

  2. gostaria de saber sobre detalhes de contruçao de um veleiro de 26 pés como espaçamentos p/ o calafeto

  3. douglas maldonado

    Anderson Pereira Barbosa :Caro Amigo,gostaria de saber se apesar de nao ter experiencia nehuma,se conseguiria construir um veleiro de 26 pés,se o cd indica passo a passo os detalhes da construcaoetc…obrigadoAnderson Pereira Barbosa

  4. Anderson Pereira Barbosa

    Caro Amigo,gostaria de saber se apesar de nao ter experiencia nehuma,se conseguiria construir um veleiro de 26 pés,se o cd indica passo a passo os detalhes da construcaoetc…obrigado
    Anderson Pereira Barbosa

  5. Gostara de sabe se no CD tem algum projeto parecido com o do veleio de 8m produzido pela kamar de Itajai.
    se puderes dar uma olhada no site deles. (é bem bonito)

  6. Há dois projetos de origem russa, de um veleiro de 6m e outro de 8m. Ambos com capacidade para uma tripulação de 4 pernoitarem. Ambos com cascos de planeio, construção multichine, desenho moderno e bom desempenho. Os outros veleiros tem desenhos técnicos detalhados, que permitem sua construção, ou até mesmo desenhá-los facilmente no Autocad.

    Gustavo

  7. Quais projetos do seu CD estao em autocad?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 342 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: