Qual veleiro construir?


Como selecionar um projeto de veleiro para construir em casa? São muitas as variáveis, e bons projetos, embora não sejam poucos, nem sempre são apropriados para o seu caso. É preciso pensar que uso o barco realmente vai ter (há tantos veleiros de 36 pés em marinas e iate clubes, que raramente chegam a ver a água), de que tempo você dispõe, quais as suas habilidades de construção, e suas possibilidades financeiras (veja mais sobre isso na página “Perguntas Frequentes“).

Na página “projetos de veleiros” é possível ter acesso a alguns projetos de veleiro que amadores vem construindo pelo mundo todo. Até 22 pés há muitos projetos disponíveis, daí para cima é mais fácil encontrar projetos à venda. Pessoalmente, gosto muito dos projetos russos, que combinam muito bem desempenho, conforto e simplicidade de construção. Há um projeto polonês muito interessante, pela simplicidade de construção e pelo espaço interno. Veleiros leves, de baixo calado, razoavelmente marinheiros e de baixo custo.

Pense principalmente na aplicação do veleiro, e onde ele será utilizado, e para que. Há alguns fatores que se deve levar em consideração, especialmente se você pretende ter um veleiro com acomodações para pernoite. Conforto e segurança, na verdade, andam juntos. Quanto maior aquele, mais disposta a tripulação e mais capaz de responder a um imprevisto ou condição de mar desfavorável.

Estabilidade também é uma variável importante. Um barco de fundo chato tem grande estabilidade inicial, e é ideal para lagoas, onde seu baixo calado é uma vantagem. No mar, estabilidade de desenho resulta num barco desconfortável em mar agitado, e que, se capotar, tem quase tanta estabilidade de cabeça para baixo quanto de mastro em pé.

Mas, acima de tudo, é fundamental pensar na viabilidade da construção. De quanto tempo você dispõe para trabalhar no seu veleiro, e em quanto tempo pretende colcá-lo na água? Até quanto você pode gastar? Esta é talvez a variável mais importante. É possível encontrar um projeto de veleiro de 16 pés que permite acomodar de 2 a 3 pessoas com relativo conforto, inclusive com wc químico e cozinha. Barcos multichine de compensado naval são relativamente fáceis de construir, e o custo não é elevado. Há projetos de alta qualidade, que vocês podem encontrar na página “projetos de veleiros“, e que se encaixam bem em orçamentos limitados.

Meu interesse por estes pequenos veleiros projetados para serem construídos artesanalmente me levou a propor um desafio, que quero partilhar com vocês: será possível construir um veleiro com menos de 3000 reais, em menos de 1 ano trabalhando apenas nos fins de semana, sem conhecimentos avançados de marcenaria ou construção naval? Gostaria de saber se vocês teriam interesse num projeto assim. Se houver interesse, poderemos ter em breve um novo projeto de veleiro disponível aqui.

Gustavo Dantas Brum

About these ads

Publicado em maio 22, 2008, em projetos, veleiro clássico. Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. olá, sou apaixonado por barco, e descobri que mais ainda por veleiro, mas…, não entendo nada de barcos, mas desejo construir um pequeno veleiro, e andei pesquisando na net sobre isso e encontrei este post. o meu caso seria esse mesmo do desafio, um ano, pequeno custo, pequena embarcação, e aos finais de semana.
    mas não entendo nada também de marcenaria, mas seria só por gosto mesmo e curtição, e seria bom para ior aprendendo, eu topo!!!

    • Companveiro Gladeson, boa noite. Eu estou com plano de tambem construir um veleiro e a pouco tive uma idéia quando vi na cidade em uma loja um caiac de 3m custando 3000 R. e descobri um material que se eu o utilizar da para construir um explêndido veleiro de 3 a 4 m com menos de 3000R e super seguro e simples de construir. Isso me deixou empolgado. Ele será seguro, barato, versátil e rapidíssimo de se construir. Eliel
      elielpereira@hotmail.com

  2. ola !!!
    meu nome é lincoln , sou marceneiro , quimico industrial , e especialista ambiental ( entendo razoalvelmente de madeiras , colas , resinas , etc …) nunca construi um barco , mas ja fiz implantação de projetos bem mais complexos que um barco , gostaria de aceitar o desafio de construir um barco e aprimorar tecnologias de construção , baratear custos etc…
    se alguem se interessar pode me mandar e-mail pra trocarmos ideias .
    qualquer coisa estou a disposição

  3. Penso, como o “CASAL FELIZ”, em construir um veleiro de 5m, cabinado com pé direito de 1,4m, vela carangueja, com gurupés de 1,5m. O casco será laminado de madeira e recoberto com fibra/resina. Pretendo construi-lo dentro da sala de minha casa e depois abrir a parede para retira-lo. Assim estarei constantemente em contato com um de meus “hobbys” favoritos. Os outros “hobbys” são: projetar aparelhos científicos, mecanismos variados e construi-los. Assim poderei, eu mesmo, construir as ferragens do meu veleiro. Mesmo sem dominar o idioma ingles, sinto-me apto a construir meu barco em PORTUGUES. Abraços a todos.

    • Ola, boa noite companheiro Eri Tonietti. Eu tambem tenho planos de construir um catamaran de médio porte…uns 15 a 18 m mas por hora estou empolgado em construir um pequeno de 3 a 4 m para desmontado carregá-lo em cima do carro e descobri um material baratíssimo e da para construir um catamaran bem seguro confiável, barato e prático então acho que primeiro vou contruir este depois um maior. E quanto a instrumento eu fiz um digital que me dara no painel do barco o quanto eu tenho de agua doce no reser. e agua de lastro…etc e estou fazendo um que vai uma rosa dos vento e me da a direção e velocidade do vento…ja fiz o mesmo funcionar em cima da mesa agora estou quase term. outro com melhor acabamento e confiabilidade. Tenho planos de fazer um radar com painel de ledes para alc. de +/- 3Kms Valeu abraços a todos.

  4. Acho um pouco difícil construir um veleiro de quase 7 metros que seja seguro e um pouco confortável com R$ 3 mil ou menos. Uma construção precária é garantia de alto custo de manutenção posteriormente. No entanto estando fora do Brasil há anos e um pouco ligado a atividade de carpintaria naval, deixo o benefício da dúvida e aguardo ansiosamente para ver o projeto.
    Boa sorte e grande abraço.
    Saudações marinheiras.

    • A idéia que apresentei é de um veleiro abaixo de 16 pés, ou seja, 5 metros, por menos de 3 mil. É um valor viável, e não implica necessariamente num barco menos durável. Compensado naval selado com epóxi, construção sem cavernas ou anteparas (tipo stitch-and-glue ou somente com longarinas, como o Sztrandek), mastração gaff rig (carangueja), velas feitas com materiais alternativos, tudo isso, aplicado num projeto coerente, pode resultar num veleiro seguro, durável e divertido. Este é meu desafio, aguardo seus comentários assim que publicar mais informações e esboços.

      Gustavo

  5. Este desafio de fazer um veleiro de até R$ 3000.00 eu topo e farei um com grande satisfação caso tenha um projeto seguro; conto com vocês para elaboração e venda …um grande abraço a todos e um grande ano de grandes realização

  6. eu tenho interesse em um veleiro assim… barato e em um ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 336 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: