Resina epóxi: dicas de como aplicar

Veja abaixo vídeos de como aplicar resina epóxi na construção de barcos em compensado naval. A resina epóxi não tem segredos, mas com alguns cuidados e atenção às instruções de uso é fácil aplicar, seu rendimento é muito bom, e a resistência da resina curada, em especial se usada para saturar tecido de fibra de vidro, é impressionante. Uma das vantagens da resina epóxi é que pode se trabalhar com uma camada fina de fibra de vidro, aproveitando a leveza e resistência do compensado naval.

Como aplicar resina para saturar o compensado naval, utilizando uma espátula (note o excelente rendimento da resina). A resina usada é de baixa viscosidade, para laminação.

Como aplicar massa de filetagem com um depressor de língua (pode ser de madeira ou de plástico). O raio da ponta do depressor é ideal para dar a curvatura do filete, para você não precisar lixar muito. O filete já fica com o raio correto, pronto para receber a fibra.

Resina Epóxi para construção de barcos: instruções gerais de uso

As resinas epóxi são formadas pela reação química entre dois componentes, a resina e o endurecedor. Uma vez finalizado o processo de “cura”, a reação não pode ser desfeita, e nem a resina pode ser dissolvida ou liquefeita pela ação do calor (é, portanto, um termofixo, ou termoestável). Por isso mesmo convém trabalhar com uma pequena quantidade de resina por vez, para evitar que ela endureça no pote, o que acarreta em desperdício de uma material nobre e caro.

Para garantir as propriedades mecânicas e químicas do epóxi, a perfeita homogeneização da mistura é essencial. A resina só deve ser aplicada depois de misurada muito bem. A aplicação deve ser rápida, pois a secagem no pote ocorre em apenas 50 minutos (a 25º). Por isso se deve trabalhar com quantidades pequenas, em especial se você não tem experiência. A aplicação deve ser feita com rolinho de poliéster, espátula ou pincel. Uma dica é cortar pela metade as cerdas do pincel, para que ele fique mais rígido e espalhe melhor a resina.

Para laminar fibra de vidro você pode usar também rolos de metal para saturar a fibra. Use uma espátula de plástico para espalhar a resina e depois pressione a resina para dentro da fibra com o rolo. Estes rolos podem ser comprados em qualquer loja que trabalhe com fibra de vidro e acessórios. O acabamento final pode ser dado com a espátula, para retirar excessos e deixar a superfície com um acabamento melhor. Quanto mais cuidado você tiver nesta parte, menos trabalho vai ter lixando o casco depois. E lixar epóxi endurecido não é nada fácil…

Para a limpeza dos pincéis e rolos, use acetona. A limpeza deve ser feita antes da secagem, depois disso nada dissolve o epóxi. Potes para misturar a resina devem ser preferencialmente descartáveis, como fundo de garrafa PET, por exemplo.

A resina epóxi não tem cheiro forte como a resina poliéser, e depois de pronta não é tóxica, mas quando se manipula seus componentes e a mistura recém-feita, deve-se tomar os cuidados básicos comuns a produtos desta natureza: manipule os produtos sempre com luvas, utilize máscara de pintura e óculos de proteção, para evitar respingos nos olhos. Não descarte os restos de resina nem solventes na rede pluvial, e cuidado ao manipular solventes e componentes da resina: eles são inflamáveis.

Antes da cura a resina pode ser dissolvida em acetona, portanto este é o solvente apropriado para limpar pincéis e rolos. Nunca dissolva resina para aplicá-la “diluída” ou para aumentar seu rendimento. Isto apenas prejudicará a qualidade da aplicação e a adesão ao material de base.

A resina epóxi é atacada pelos raios Uv, portanto deve-se evitar a exposição direta ao sol, mesmo durante a aplicação. Trabalhe sempre na sombra, e proteja as superfícies aplicadas da luz solar direta até a pintura. Caso queira um acabamento exterior com madeira aparente, aplique um verniz poliuretano com proteção UV apropriado para este fim. Em interiores de barco não é necessário proteger as superfícies aplicadas com epóxi.

  1. Prezado Gustavo, estou construindo um barco com compensado naval. Um barco pra pesca, do tipo voadeira, não vai ter gabine e nada, somente os bancos. O seu comprimento é 7,4m. Sua área total interna e externa é de aproximadamente 28m². A construção já esta num estagio bastante avancado. Gostaria de um orçamento de resina epoxi 50kg, cola epoxi 3 kg. Na parte externa (aprox 14 m²) quero aplicar massa de aparelhar a base de epoxi, (após a laminacao com resina e fibra de vidro) mas não tenho noção de quanto vou precisar. Com base no seu conhecimento gostaria de uma orientação sobre essa quantidade. Vou precisar tambem de tinta para o barco, lendo no seu site cheguei a conclusao que deverei usar tinta PU. Tambem desconheço a quantidade de tinta que deverei usar. Gostaria de saber tambem se voce trabalha com fibra de vidro, caso trabalhe gostaria do orcamento da fibra de vidro para ser aplicada com 50Kg de resina epoxi. Resumindo: preciso de Resina epoxi para laminacao: 50Kg
    cola epoxi: 3 Kg
    Massa de aparelhar: quantidade desconhecida
    Tinta Pu: quantidade desconhecida
    Fibra de vidro (aprox 400g/m²): o suficiente para 50Kg de resina.
    Eu nao tenho experiencia na construcao de barcos e na laminação de fibra de vidro, a quantidade de material está baseada no “achometro” e nas leituras que andei fazendo principalmente no seu site que esta muito completo e serve de base para que qualquer pessoa construa seu proprio barco.
    Desde já muito obrigado. Se possível manda uma resposta no meu e-mail. Até breve!

    • Rafael,
      Suas estimativas são bastante “generosas”. Acho que você não vai precisar de tanta resina, pois a resina epóxi, com fibra de vidro, tem mais o objetivo de selar a madeira e protegê-la de impactos. A fibra, por dentro e por fora, contribui imensamente na resistência do casco, mas não precisa ser nessa quantidade. Acredito que com manta de 300g/m2, em duas camadas, você tenha um excelente barco. Você gastaria, então, 16 kg de fibra e 16 kg de resina epóxi, mais a resina de colagem e cerca de 8 kg de massa de aparelhar. Vou enviar um orçamento para você.
      Atenciosamente

      Gustavo

  2. carlos campanelli

    Boa noite, a resina epoxi para colagem de madeira pode ser misturada a serragem para cobrir fendas entre tabuas de +- 1cm e partes maiores em torno de 3cm no tabuado,para calafetar posso usar o mesmo material ou massa epox.Faça um orçamento para o cep 28400-000 de 5kg de resina para colar madeira.Um abraço Carlos

  3. Gustavo, eu sempre tive um sonho de ter um veleiro, mas já que pelo preço que encontro, isso vai demorar uma vida, pois bem; pesquisando na net encontrei seu site, gostaria de um veleiro misto, que utilizasse velas e motor) para no mínimo 4 pessoas(uma suite) e 2 camarotes de solteriro, um banheiro básico + chuveiro, cozinha, caixa dágua com 500l, em torno de 10M. Então acho que vou ter que construir meu próprio barco, o motor seria pra uso ocasionalmente (+/-30HP), tipo num retorno de uma viagem. que fosse seguro e confortável, mas que não me custasse tão caro para se construir, não tenho pressa, poderia ir adquirindo os materiais mensalmente conforme meu salário deixasse(+/-R$500/mês),
    e quando tivesse uma boa quantidade de material iniciaria o projeto, o que vc me diz?

    • O importante é começar! Nunca desista do sonho, e lembre-se, uma longa jornada começa com um único passo. Selecione um projeto simples, mais barato, para estar no mar logo e poder curtir o seu barco. Na coletânea de projetos que ofereço, há barcos na faixa dos 6m, com cabine de proa para 2, 2 beliches que servem de sofá, banheiro químico, etc, com segurança e capacidade de carga para viagens mais longas, e que podem ser construidos com até 10, 15 mil reais, prontos para velejar.
      Há um projeto de 5m, com acomodações para 4, muito bom também, mais fácil ainda de construir. Não tem banheiro fechado, mas vai para a água logo. Custaria menos de 5 mil, ou seja, em 10 meses você já tera todo o material na mão. Minha dica é: selecione o barco que você relmente vai utilizar. Se não pretende passar um mês embarcado, opte por um projeto mais simples, vai te dar menos dor de cabeça e mais alegrias.
      Tenho também projetos de 8 metros com banheiro fechado, beliches isolados para 2 pessoas, cozinha, sala de refeições, mesa de navegação, que podem ser construídos em pouco tempo também, com orçamento limitado.

  4. Boa tarde Gustavo , Estou querendo produzir placas ecologicas com maravalha de madeira ( cavacos ) , que tipo de produto voce me recomendaria usar para a faser a mistura e dar resistencia nas placas ,e que me de produçao e baixo custo ? Atenciosamente , Fabio .

    • Produtos assim existem no mercado, como o OSB e o MDP. O OSB usa resina fenólica, que precisa de muita pressão para colar adequadamente. O MDP pode ser feito com cola de madeira, mas a resistência é baixa, e ele não pode ser submetido a umidade. Para obter resistência os cavacos teriam que ser longos e estar trançados um no outro. Provavelmente você obteria um excelente painel com resina epóxi, mas o custo provavelmente seria muito elevado. Resina fenólica é o material com melhor custo benefício, mas você precisa estudar bem a pressão necessária para ter boas placas. Uma idéia boa seria fazer um sanduíche com folha de compensado nas extremidades e o miolo feito com cavacos, tudo prensado com resina fenólica, seria relativamente barato e muito resistente.

      Gustavo

  5. amigo,comprei um barco tipo chalupa todo em madeira,meio velho mas é o meu somho,gostaria de reforma-lo pois o casco esta em bom estado mas a pintura branca do casco esta todo descascado,gostaria de deixalo brilhando,como tenho pouca experiencia em madeira queria saber que procedimento e quais materiais usar. obrigado!!
    alexandre sczepanski

    • Se o casco estiver bom, o ideal é lixar até ficar na madeira, cobrir fendas e vazamentos com cola de epóxi (epóxi misturada com pó de serra) e depois passar uma camada de resina epóxi para sela o casco todo, depois passar massa e pintar com tinta PU. Fica tão durável e bonito quanto um barco de fibra.
      Atenciosamente

      Gustavo

  6. Bernadete Lima do Amor Divino

    Caro Gustavo,

    Minha fonte de madeira do meu jardirm deu vazamento, Foi trocada toda madeira e não sei o que fazer para vedar água. O que você me aconselha fazer. É uma fonte de poço dágua com 50 cm de altura e 80 de diamento e tem o formato de 180º. Peço que me indique o produtos para vedação, onde compro e qual profissional que aplica os produtos? Moro em Salvador/BA.
    Desde já, muito grata.

    Bernadete

    • Bernardete,

      A resina epóxi pode resolver se problema. A resina é completamente impermeável e, misturada com serragem fina, forma uma cola que preenche e veda falhas e buracos. Eu vendo resina epóxi, a aplicação é relativamente simples de fazer, com um pincel, eu envio instruções detalhadas de como aplicar. A resina custa cerca de R$35,00 por kg. Preciso saber o tamanho da fonte para estimar quanto você vai precisar. Mande uma foto também, se tiver. enviei cópia para o email que você forneceu). Atenciosamente

      Gustavo

  7. Boa tarde gustavo.
    Acabei de comprar um veleiro 28 pes projeto derivado do Samoa.
    Ele é feito de madeira moldada, 3 camadas de cedro vermelho entrelaçadas.
    O barco me custou nuito barato, mastenho muito que fazer para deixa-lo em condiçoes. Quero iniciar com uma boa inspeção e conserto do casco,trocando a madeira que tiver que trocar para depois cobri-lo com resina epoxi por dentro e por fora. Não tenho experiencia neste tipo de trabalho por isto venho te pedir ajuda.
    Por favor de-me dicas de como devo proceder, quais materiais usar, como prepara-los enfim tudo o que vc achar que pode ser util para que o trabalho seja bem feito.
    Vi tb que vc fornece resinas e outros materiais isto inclui tinta Pu?
    Gostaria que vc respondesse diretamente ao meu e-mail pois fica muito mais fácil.
    No decorrer do trabalho muitas outras duvidas com certeza aparecerão e se me permitires usarei de teu conhecimento e boa vontade.
    Obrigado Abraços
    Reinaldo.

    • Resina epóxi é o material mais indicado para este fim. Você deverá lixar todo o casco, até aparecer a madeira, retirando toda a tinta e resina que houver. Este barco foi apenas pintado ou recebeu uma camada de algum tipo de resina selante? Só troque as partes das ripas que estiverem apodrecidas, cuidado para não exagerar e trocar barco todo… A madeira deverá estar seca, por isso proteja a madeira da umidade. Você pode aumentar a proteção do casco com uma fina camada de fibra de vidro, tecido de 200g, para aumentar a resistência ao impacto e abrasão. Você vai precisar de resina epóxi, massa de aparelhar (para dar acabamento), e tinta PU. Tenho todos estes produtos. Para o interior, basta resina epóxi para selar. Se você quiser o acabamento da madeira (recomendo pela estética) só vai precisar polir o epóxi depois de aplicado.
      Enviarei cópia para seu email.
      Gustavo

  8. Caro Gustavo, a resina para colagem já vem pronta para uso e tem essa cor que aparece no vídeo?

    • A resina para colagem, como todas as resinas epóxi, é bicomponente. Após misturar bem resina e endurecedor, ela está pronta para usar. A resina tem cor marrom, e é transparente depois de seca, daasndo à madeira aparência de envernizada. A resina do vídeo foi misturada com serragem para melhorar o preenchimento de frestas. A massa de aparelhar por outro lado não é transparente, devido à carga mineral de sua composição.
      Gustavo

    • A resina para colagem, como todas as resinas epóxi, é bicomponente. Após misturar bem resina e endurecedor, ela está pronta para usar. A resina tem cor marrom, e é transparente depois de seca, daasndo à madeira aparência de envernizada. A resina do vídeo foi misturada com serragem para melhorar o preenchimento de frestas. A massa de aparelhar por outro lado não é transparente, devido à carga mineral de sua composição.
      Gustavo

    • A resina epóxi é bicomponente, precisa ser misturada (resina + endurecedor). Resinas epóxi são transparentes, ou de cor âmbar. A resina do vídeo foi misturada com serragem (pó de serra) para melhorar o preenchimento de frestas. A massa de aparelhar por outro lado tem cargas minerais que dão uma cor acinzentada para a massa. Ela também é bicomponente, como todos os produtos epóxi.
      Gustavo

  9. qual o adesivo epóxi mais barato recomendado para colagen de madeira?

    • As resinas epóxi em geral são próprias para colagem da madeira, mas uma resina própria para colagem de madeira (com a viscosidade maior, para preencher) e específica de uso naval (mais resistente) vai melhorar muito a união de peças num barco. Eu ofereço uma resina própria para colagem, custa apenas R$35,00/kg, mas você pode usar uma resina de laminação misturada a uma certa quantidade de serragem fina, a resina custa cerca de R$30,00/kg. A serragem faz a resina render mais ainda, e é a estratégia mais barata para colar. Mas não economize na qualidade da resina, resinas de artesanato ou de outras aplicações são diluídas e não tem a mesma resistência.
      Gustavo

      • (Eu ofereço uma resina própria para colagem, custa apenas R$35,00/kg.)

        Pote me dar mais informações sobre essa resina.
        E uma resina epoxi?
        Você envia ?
        No custo e incluido o endurecedor?
        Obrigado,Antônio

      • Esta resina para colagem é epóxi também. O preço inclui o endurecedor. Envie mensagem através da página de contato com uma descrição da quantidade de resina de que você precisa (tenho também fibra de vidro) e seu CEP. Responderei com o custo total da resina e frete para seu CEP, através do PAC dos correios (se preferir encomenda de outro tipo, especifique).
        Gustavo

  10. Geraldo Rocha Neto

    quais cargas uso p\ fazer gel coat de resina epox e em qual proporção

    • Não é recomendável aplicar gelcoat em epóxi. O gelcoat é usado em barcos de resina poliéster porque oferece uma barreira contra a osmose. Como a resina epóxi é muito mais resistente que a poliéster, e ao contrário desta é completamente imermeável, não há necessidade de gelcoat, que lhe dará inclusive muito trabalho. A técnica apropriada para acabamento em barcos de epóxi é aplicar tinta PU (poliuretano, bi-componente) naval sobre a massa de aparelhar. Se você já aplicou uma massa a base de epóxi e deu acabamento final, é só pintar com PU naval. O acabamento é excelente, a tinta protege contra raios UV, e é bem resistente. Você também pode aplicar uma tinta epóxi, que é mais resistente ainda que o Gel ou a PU.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 338 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: