GP 28 – O Jipe do Mar


Recentemente desenvolvi um projeto de uma lancha para pesca artesanal. Associamos a pesca artesanal, normalmente, àqueles pesados barcos de madeira maciça, construídos em estaleiros tradicionais. São barcos caros, já que a madeira de lei está cada vez mais cara (e quando não está, é quase certo que tenha sido extraída ilegalmente). Apesar de toda a admiração e respeito que tenho a carpintaria  naval tradicional, este tipo de construção não é ideal para barcos pequenos. Resulta em muito peso e em geral pouca eficiência. Estruturalmente, peso demais também é um problema, especialmente se o dimensionamento das estruturas não for bem feito (infelizmente, em geral, não é). Barcos assim costumam fazer água o tempo todo, exigem permanente manutenção e são lentos.

Quando comparamos a nossa pesca artesanal com, por exemplo, a pesca artesanal de lagostas da costa do Maine, nos Eua, percebemos a diferença. Lá eles usam os já lendários Lobster Boats, barcos com casco de semi-planeio (o que quer que isso signifique, :)), são rápidos e eficientes. Artesanal é a pesca, a forma de pescar, e não o barco. E a pesca artesanal do Brasil precisa de uma revisão de conceitos. O mesmo esforço e recursos usados para construir um barco de pesca tradicional resultariam em 2 barcos Stitch-and-glue, e por sua vez cada barco destes ofereceria um aumento na eficiência da pesca considerável, devido a sua rapidez (menos tempo se deslocando e mais tempo pescando), menor custo de manutenção, menor consumo de combustível (ou seja, menos óleo diesel despejado no mar) e mais conforto a bordo.

Desta idéia nasceu o GP 28. Partiu de uma encomenda de um barco de pesca no Espírito Santo. No seu layout original ele tem um convés aberto, com muito espaço de trabalho, e um cockpit coberto para 2, além de uma cabine compacta com beliche em V. Porém, com algumas alterações em forma e tamanho de cabine, ele pode ser usado para vários fins. Coloque um banheiro  fechado anexo a cabine, e já é possível ter mais conforto e privacidade para um casal. Estenda a cabine para fazer uma cozinha e um salão, e temos um barco ideal para cruzeiros costeiros. Um trawler, só que muito mais rápido.

O desenho do casco foi desenvolvido para oferecer um bom planeio (velocidade) mas ao mesmo tempo, um ângulo de entrada agudo que permite cortar ondas sem caturrar tanto. Isto diminui o potencial de velocidade, mas possibilita manter velocidade de cruzeiro em mar aberto, sem bater e caturrar como uma lancha convencional. A idéia do casco foi inspirada pelas lanchas Poti Marara do Taiti.

Daí a idéia de chamar este barco de GP28. GP é a sigla que designava o jipe militar americano (a pronúncia da sigla em ing;lês é ji-pi, daí o nome que popularizou o carro), e que significa General Purpose, uso geral. É este o objetivo do GP28, ser uma plataforma para diversos usos. ser um barco de pesca profissional ou esportiva, de transporte de passageiros, de pesquisa, de passeio, de cruzeiro costeiro e pesca sub. Com motorização inboard são muitas opções de motor, desde motores diesel automotivos marinizados, como o robusto MWM 229, até motores turbinados com maior potência.

A construção é stitch-and-glue, para reduzir tempo de construção e a quantidade de madeira bruta (redução de custos). O casco é construído com 3 camadas para chegar a espessura de projeto. Interior e convés podem ser construídos de acordo com as necessidades de cada construtor. Desde que se respeite a posição e dimensões dos elementos estruturais, e se mantenha convés e teto de cabine na altura de projeto, tudo mais pode ser personalizado.

O projeto está disponível para aquisição, e você pode encomendar o projeto com um layout personalizado e as modificações para adaptar o barco a seus objetivos.

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Publicado em maio 27, 2017, em barcos a motor, construção artesanal, epóxi e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Rapaz!! Que prazer ler esta matéria! Parabéns, talentoso designer!

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