Estabilidade: aprofundando alguns conceitos básicos


Quando o assunto é vela, estabilidade é um conceito muito utilizado. A noção mais comum é de que estabilidade nunca é demais. Quanto mais estabilidade, melhor. Será? Os veleiros mais marinheiros são os mais estáveis? Um catamarã é mais estável do que um monocasco? O que é estabilidade, afinal?

Estabilidade (vamos falar aqui de estabilidade transversal) é a tendência que um casco tem de se manter na posição vertical ou de retornar a ela quando alguma força produz um adernamento do casco. Em veleiros, a questão da estabilidade é crítica porque o vento, atuando sobre as velas, quase sempre produz um momento que tende a virar a embarcação. Se esta força for superior a capacidade do casco de resistir ao rolamento, o barco vira. Velejadores de monotipos como o Laser conhecem bem a situação.

Existem duas maneiras de se oferecer estabilidade a um casco. A primeira é pela forma dele. Um casco largo, ao adernar, desloca seu centro de carena ( a resultante da força de empuxo) para o lado onde aderna. Isto cria um torque no sentido contrário ao adernamento, já que o centro de gravidade continua atuando próximo ao centro da embarcação. Quanto mais largo o casco, maior a estabilidade de desenho. Catamarans na prática são equivalentes a  monocascos extremamente largos.

A segunda maneira de dar estabilidade é por lastro. Lastro é um peso elevado e concentrado na parte mais baixa do casco, ou fora dele, numa quilha. Quando o barco começa a adernar, a força de restituição do lastro é mínima, já que ele praticamente não se desloca em relação ao centro de gravidade. Porém, quanto mais o casco se aproxima de um ângulo de 90 graus, maior o efeito do lastro na restituição do casco.

Veleiros em geral se valem das duas formas para atingirem os objetivos de estabilidade do projeto. O quanto de cada uma depende do objetivo do projeto. Muita estabilidade de desenho permite diminuir ou eliminar o lastro, e obter cascos de planeio rápidos e leves, com menor necessidade de estruturas e portanto mais baratos. Muito lastro dá a embarcação muita estabilidade em elevados ângulos de adernamento, permitindo até a rápida restituição após uma capotagem, antes que água inunde a cabine e afunde o barco. Cascos com muita estabilidade de desenho adernam pouco mesmo sob ventos fortes, mas são tão estáveis em pé quanto de cabeça para baixo. Também copiam toda a forma das ondas, ou seja, em mar agitado são desconfortáveis. Cascos com muita estabilidade de lastro adernam bastante no início do adernamento, ou seja, velejam sempre adernados, mesmo sob ventos fracos. Assim, combina-se as duas técnicas para se chegar a um casco eficiente e confortável, seguro e leve. Tudo depende de para que o barco foi projetado.

Isso é um resumo bem superficial da questão. Outro lado da estabilidade é a estabilidade dinâmica, que tem a ver com a velocidade com que o barco se move lateralmente quando navegando. Estamos falando de momento de inércia. Em termos de estabilidade estática, um mastro leve baixa o centro de gravidade e deixa o barco mais estável. Em termos de estabilidade dinâmica, um mastro pesado aumenta o momento circular de inércia e deixa o barco mais estável. Qual o ideal? Novamente, depende dos objetivos do projeto. Se você é atingido por uma onda quebrando pelo través, você quer estar num barco com pouca estabilidade inicial (para não adernar com a onda), muito lastro (para manter o barco em pé), e muito momento de inércia (para frear o rolamento). Veleiros projetados para travessias oceânicas tem boca menor em relação ao comprimento, maior deslocamento, muito lastro, e armação reforçada, com um plano vélico baixo, uma quilha longa para frear o rolamento. Em geral. Porque os Skerry Cruiser são famosos por suas qualidades de velejar sob condições ruins sendo leves, com mastreação alta, e quilhas pequenas. Mas tem muito lastro e são muito estreitos em relação ao comprimento.

 

 

Publicado em junho 12, 2017, em técnica, veleiro e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Alguém interessado em compra de um projeto de veleiro em parceria?
    Explicando, juntam-se dois ou mais entusiastas e por votação escolheremos o projeto a ser comprado, compramos, e dividimos entre o numero de compradores, assim todos saem ganhando, paga-se uma fração do projeto e recebe o todo, alguém se habilita?
    Vantagens:
    -Economia: vc paga apenas uma fração do valor do projeto,
    -Parceria na construção: Com as escolha de apenas um projeto, fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento da obra dos outros construtores, tirando dúvidas uns com os outros conhecendo melhor os fornecedores dos materiais da construção,
    -Tempo: além de adquirir seu projeto mais rapidamente a construção tb será mais rápida,

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    • Andre quintana

      Olá Marcelo! Qual projeto tu terias interesse?

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      • Um projeto dá ao comprador o direito de construir uma embarcação. Para construir mais de uma é preciso autorização do projetista. Afinal, a venda do projeto é o ganha pão dele. A compra do projeto é o menor gasto que você vai fazer, então vale a pena economizar com outras coisas, como compra coletiva de resina e madeira, compartilhamento de ferramentas, isso sim, faz diferença. E você tira de uma grande empresa que não vai sentir a falta de duzentos ou trezentos reais, e não do projetista que vende cada projeto por uma fração do valor das suas horas de trabalho, e ainda te dá assessoria para você realizar seu sonho. Abraços e bons ventos!

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  2. Ki aula, muito show mesmo, conhecimento disseminado é energia que não se perde.
    Parabéns e continue por favor…

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  3. Gostei muito da matéria Gustavo, sou um aprendiz apaixonado pela vela e pela construção de barcos e você é um mestre, tenho aprendido muito com você, parabéns e muito obrigado.

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  4. Andre quintana

    Parabéns pela iniciativa de dividir este conhecimento e simplificar este assunto,diminuindo este abismo entre poder e ter um veleiro. Ao contrário de muitos que preferem mistificar e dificultar ainda mais o sonho de ter seu veleiro. Parabéns! !!

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    • Obrigado, André. Pretendo colocar mais alguns artigos aqui e no meu site, http://www.projetosdeveleiros.com.br, para que cada vez mais pessoas comecem a construir e velejar, de forma segura e barata. Há cada vez menos motivo para que a vela seja algo exclusivo. Os materiais estão acessíveis, e com adaptações adequadas se pode usar materiais alternativos e baratos com segurança e eficiência. Abraços e bons ventos!

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