Projetos para construção artesanal

Construir um barco em casa é um sonho cada vez mais acessível. Os materiais estão à venda na maioria das cidades grandes, há projetos de todos os tamanho para todos os bolsos, e ferramentas boas estão cada vez mais baratas. Mas os brasileiros ainda sofrem com a falta de projetos adequados aos materiais disponíveis no Brasil, em especial os que buscam construir um barco com custo reduzido. O maior problema de qualquer aventura de auto-construção acaba sendo na hora de equipar e armar um veleiro, ou seja, na hora de comprar ferragens, mastro, velas.

Por isso, já há alguns anos tenho trabalhado para desenvolver projetos de fácil execução, que possam ser construídos quase que inteiramente em casa, dependendo minimamente de recursos externos e materiais caros e exóticos. Além disso, desenvolvi projetos em stitch-and-glue que praticamente não dependem de madeira de lei, cada vez mais rara e difícil de obter. Ainda assim, é possível se construir bons barcos somente com compensado naval, resina epóxi e madeiras comuns no mercado, como cedrinho.

Meu primeiro projeto foi o Pequeno Príncipe 135, um veleiro cabinado pequeno e valente, capaz de abrigar duas pessoas em pernoite e oferecer segurança e diversão em águas parcialmente protegidas. Seu tamanho dispensa registro, outro fator de redução de custo, e pode ser feito no espaço de uma garagem.

Para quem gosta de barcos a motor, hoje tenho duas opções com conceitos bem diferentes: o GP28, uma lancha cabinada multiuso, e um barco-casa de 6,4m, que abriga até 4 pessoas em pernoite e é muito econômica.

Para quem quer uma opção maior de veleiro, comecei a desenvolver um veleiro oceânico de 6m, de baixo custo, acompanhe o projeto no site http://www.projetosdeveleiros.com.br. Outros projetos estão em andamento.

Para quem quer um daysailer divertido, leve e fácil de fazer, está prestes a sair do forno um dingue desmontável de 3,3m. Pode ser feito com 4 chapas de compensado, ideal para vela, remo e motor de até 5hp. Pode ser usado como barco de apoio para veleiros, e desmontado pode ser guardado em pé na garagem, quase sem ocupar espaço. Mais sobre ele em breve.

Se você tem interesse e algum destes projetos, entre em contato.

 

  1. Boa tarde! Será que você sabe de algum projeto para lancha motorizada?

    Curtir

  2. Boa tarde
    Gostaria de receber os projetos

    Curtir

  3. Menandro Elpídio Six

    Oi, vc tem a planta de um veleiro de compensado naval ? O veleiro é russo . Ele era pintado de amarelo e tinha uma figura de um arraia na proa . Eu perdi a planta que tinha copiado da interne te . Eu copiei da barco mania ,mas meu computador deu pau e la se foi minha planta . Eu estava montando um nau ti modelo e pretendia sei la quando ou o dia, começar a construir um real . Desde já fico grato .

    Curtir

  4. Menandro Elpídio Six

    Oi gostei , do teu recado valeu camarada

    Curtir

    • Menandro Elpídio Six

      Oi estou mais uma vez aqui pedindo a ajuda de vocês, tinha conseguido a planta . Mais dei azar . O meu computador ficou ligado em dia de chuva . E lace foi ou traves a planta do veleiro russo. Vi outro dia ele em azul e vermelho e também os desenhos do mesmo. Mas como eu já tinha não me preocupei em copiar ele outra vez ok Caso vocês o tenha por ai ? Poderia me enviar de novo . quando eu copiei ele da primeira vez ele estava logo abaixo do projeto do veleiro CT 251 como eu não tenho muito jeito com computador peço ajuda a vocês ok

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: