Projetos para construção artesanal

Construir um barco em casa é um sonho cada vez mais acessível. Os materiais estão à venda na maioria das cidades grandes, há projetos de todos os tamanho para todos os bolsos, e ferramentas boas estão cada vez mais baratas. Mas os brasileiros ainda sofrem com a falta de projetos adequados aos materiais disponíveis no Brasil, em especial os que buscam construir um barco com custo reduzido. O maior problema de qualquer aventura de auto-construção acaba sendo na hora de equipar e armar um veleiro, ou seja, na hora de comprar ferragens, mastro, velas.

Por isso, já há alguns anos tenho trabalhado para desenvolver projetos de fácil execução, que possam ser construídos quase que inteiramente em casa, dependendo minimamente de recursos externos e materiais caros e exóticos. Além disso, desenvolvi projetos em stitch-and-glue que praticamente não dependem de madeira de lei, cada vez mais rara e difícil de obter. Ainda assim, é possível se construir bons barcos somente com compensado naval, resina epóxi e madeiras comuns no mercado, como cedrinho.

Meu primeiro projeto foi o Pequeno Príncipe 135, um veleiro cabinado pequeno e valente, capaz de abrigar duas pessoas em pernoite e oferecer segurança e diversão em águas parcialmente protegidas. Seu tamanho dispensa registro, outro fator de redução de custo, e pode ser feito no espaço de uma garagem.

Para quem gosta de barcos a motor, hoje tenho duas opções com conceitos bem diferentes: o GP28, uma lancha cabinada multiuso, e um barco-casa de 6,4m, que abriga até 4 pessoas em pernoite e é muito econômica.

Para quem quer uma opção maior de veleiro, comecei a desenvolver um veleiro oceânico de 6m, de baixo custo, acompanhe o projeto no site http://www.projetosdeveleiros.com.br. Outros projetos estão em andamento.

Para quem quer um daysailer divertido, leve e fácil de fazer, está prestes a sair do forno um dingue desmontável de 3,3m. Pode ser feito com 4 chapas de compensado, ideal para vela, remo e motor de até 5hp. Pode ser usado como barco de apoio para veleiros, e desmontado pode ser guardado em pé na garagem, quase sem ocupar espaço. Mais sobre ele em breve.

Se você tem interesse e algum destes projetos, entre em contato.

 

  1. Boa noite, você ainda tem o projeto de um catamarã?

    Curtir

Deixe um comentário