Resina epóxi: dicas de como aplicar

Aprenda mais sobre resina epóxi e suas aplicações nos cursos do estaleiro-escola Madeira Mar, em Florianópolis! clique aqui para saber mais!

Veja abaixo vídeos de como aplicar resina epóxi na construção de barcos em compensado naval. A resina epóxi não tem segredos, mas com alguns cuidados e atenção às instruções de uso é fácil aplicar, seu rendimento é muito bom, e a resistência da resina curada, em especial se usada para saturar tecido de fibra de vidro, é impressionante. Uma das vantagens da resina epóxi é que pode se trabalhar com uma camada fina de fibra de vidro, aproveitando a leveza e resistência do compensado naval.

Como aplicar resina para saturar o compensado naval, utilizando uma espátula (note o excelente rendimento da resina). A resina usada é de baixa viscosidade, para laminação.

Como aplicar massa de filetagem com um depressor de língua (pode ser de madeira ou de plástico). O raio da ponta do depressor é ideal para dar a curvatura do filete, para você não precisar lixar muito. O filete já fica com o raio correto, pronto para receber a fibra.

Resina Epóxi para construção de barcos: instruções gerais de uso

As resinas epóxi são formadas pela reação química entre dois componentes, a resina e o endurecedor. Uma vez finalizado o processo de “cura”, a reação não pode ser desfeita, e nem a resina pode ser dissolvida ou liquefeita pela ação do calor (é, portanto, um termofixo, ou termoestável). Por isso mesmo convém trabalhar com uma pequena quantidade de resina por vez, para evitar que ela endureça no pote, o que acarreta em desperdício de uma material nobre e caro.

Para garantir as propriedades mecânicas e químicas do epóxi, a perfeita homogeneização da mistura é essencial. A resina só deve ser aplicada depois de misurada muito bem. A aplicação deve ser rápida, pois a secagem no pote ocorre em apenas 50 minutos (a 25º). Por isso se deve trabalhar com quantidades pequenas, em especial se você não tem experiência. A aplicação deve ser feita com rolinho de poliéster, espátula ou pincel. Uma dica é cortar pela metade as cerdas do pincel, para que ele fique mais rígido e espalhe melhor a resina.

Para laminar fibra de vidro você pode usar também rolos de metal para saturar a fibra. Use uma espátula de plástico para espalhar a resina e depois pressione a resina para dentro da fibra com o rolo. Estes rolos podem ser comprados em qualquer loja que trabalhe com fibra de vidro e acessórios. O acabamento final pode ser dado com a espátula, para retirar excessos e deixar a superfície com um acabamento melhor. Quanto mais cuidado você tiver nesta parte, menos trabalho vai ter lixando o casco depois. E lixar epóxi endurecido não é nada fácil…

Para a limpeza dos pincéis e rolos, use acetona. A limpeza deve ser feita antes da secagem, depois disso nada dissolve o epóxi. Potes para misturar a resina devem ser preferencialmente descartáveis, como fundo de garrafa PET, por exemplo.

A resina epóxi não tem cheiro forte como a resina poliéser, e depois de pronta não é tóxica, mas quando se manipula seus componentes e a mistura recém-feita, deve-se tomar os cuidados básicos comuns a produtos desta natureza: manipule os produtos sempre com luvas, utilize máscara de pintura e óculos de proteção, para evitar respingos nos olhos. Não descarte os restos de resina nem solventes na rede pluvial, e cuidado ao manipular solventes e componentes da resina: eles são inflamáveis.

Antes da cura a resina pode ser dissolvida em acetona, portanto este é o solvente apropriado para limpar pincéis e rolos. Nunca dissolva resina para aplicá-la “diluída” ou para aumentar seu rendimento. Isto apenas prejudicará a qualidade da aplicação e a adesão ao material de base.

A resina epóxi é atacada pelos raios Uv, portanto deve-se evitar a exposição direta ao sol, mesmo durante a aplicação. Trabalhe sempre na sombra, e proteja as superfícies aplicadas da luz solar direta até a pintura. Caso queira um acabamento exterior com madeira aparente, aplique um verniz poliuretano com proteção UV apropriado para este fim. Em interiores de barco não é necessário proteger as superfícies aplicadas com epóxi.

  1. Claudio Alberto Sotero da Silva

    Tenho acompanhando suas matérias e elas são excelentes, Gustavo eu estou precisando de uma ajuda, estou pensando em fazer uma canoa de fibra a partir de um molde já existente, quero fazer com 4 camadas de laminação. A minha idéia é se possível fazer com 3 camadas com resina poliéster e a 4 com resina epóxi para a impermeabilização, se for possível .
    Em que momento usar a última laminação com resina epóxi, durante o processo de cura da última camada de resina poliéster ou após sua cura. E por último, é possível passar gel coat em cima da resina epóxi ou tem que ser tinta PU.

    Curtir

    • Não recomendo misturar técnicas. Se quer fazer um bom barco de poliéster, faça um molde desta canoa, usando Gel Iso de molde e várias camadas de manta, depois aplique álcool polivinílico como desmoldante, e lamine seu casco, aplicando primeiro uma camada de gelcoat para desmoldar e dar acabamento final. Se quer fugir da osmose, economizar dinheiro e construir rápido, faça a transição para o stitch-and-glue e faça um barco de madeira e epóxi, pintado com PU. Fica bonito, mais leve, forte, durável, e se deixar a madeira aparente, vai ter um estilo incomparável.

      Curtir

  2. Muito bom seu conteúdo Gustavo!

    Curtir

  3. Quero dar acabamento brilhante e resistente Em uma mesa de madeira redonda. E eu queria saber qual a melhor resina que eu devo usar?

    Curtir

  4. Bom dia!
    Gustavo,
    Eu lamino pranchas com epóxi e tecido de fibra de vidro até aí tudo sob controle. Estou com enfrentando problemas na hora dos banhos, hot coat e gloss coat, pois a superfície acaba ficando com buracos quando a resina começa a secar.
    Existe algum produto que eu deva utilizar antes ou algum tempo específico, pq limpeza eu já fiz de tudo exceto utilizar álcool hisopropilico.
    Obrigado!

    Curtir

    • Acho que massa plástica no acabamento ficaria bom, vou fazer um box de banheiro usando resina, fibra de vidro e massa plástica.

      Curtir

    • Temperatura alta, resina fluida e aditivo de Fluidez Siladit da Redelease ajudam, ambiente totalmente limpo é fundamental. Até chegar no ponto de gel convém ficar de olho e espalhar a resina se formar crateras, um soprador de ar quente ajuda a fluidificar a resina também. A superfície deve ser bem limpa, acetona é o melhor. Poeira provoca crateras, fibras de tecido também. Gordura da mão, tudo pode influenciar. Não é fácil!

      Curtir

  5. Boa noite!
    Meu nome é Rúbia e quero fazer uma mesa com resina epox! É uma mesa grande de 3,6 metros por 1,20 de largura!
    Estou insegura, pois a resina é cara e rindo tenho experiência!
    A mesa seria duas peças de madeira maciça nas laterais, de 30 cm cada ou seja, o
    centro ficará livre para colocar a resina! (Estou pensando em preencher um pouco esse meio, para economizar resina!
    Perguntas:
    Posso fazer uma camada em um dia e a outra depois da primeira secagem?
    Fica marca (divisória), entre uma camada e outra?
    Quando se resina, o processo de lixamento é sempre necessário?
    Como saberei quais lixas usar e quanto tempo devo lixar?
    Quanto tempo devo misturar a resina para que fique homogênea?
    Os pigmentos alteram a química?
    Posso por o tanto de pguimento que quiser, isso não amolecerá a resina?
    * Li que a resina em contato com raios Uvs, pode amarelar a resina;
    Se eu fizer essa mesa e bater sol de vez enquanto, mesmo ela estando dentro de casa, significa que vai amarelar?
    Como previno?
    Se eu usar um pguimento amarelo (por exemplo), esse pguimento irá disfarçar o amarelado do sol ou ficará feio e desbotado?
    Preciso prender as madeiras (uma na outra) ou a resina une tudo?

    Eu tenho feito alguns testes com resina epox (redelease), com endurecedor e o primeiro trabalho foi um pingente! Ficou bonitinho, porém a resina ficou um pouco maleável, será que não coloquei endurecedor na quantidade certa?
    Hoje fui encrustar uma peça presa em um pedaço de madeira e usei uma CAIXINHA DE LEITE, para envolver a Madeira e assim formar o molde. Homogeneizei as resinas nas proporções 2×1, mexi bastante por uns 5/8 minutos, coloquei algumas gotas de pguimento azul, mexi para misturar e coloquei na caixa! Depois de uns 5/10 minutos começou a bufar a resina e a sair muita fumaça! “Quase morri de medo”! Transbordou e aí deixei em um canto lá fora bem longe e sai de perto! Amanhã vejo o estrago! Rs
    A pergunta é:
    Será que bufou por causa do alumínio de dentro da caixinha?
    Será que mexi muito a resina?

    Bem… essas são as minhas dúvidas! Espero que possam me ajudar!
    Meu e-mail é:
    rubiamsc@hotmail.com
    Desde já agradeço imensamente!
    Rúbia!

    Curtir

  6. Marcos Vinícius

    Boa noite, tenho uma lancha de fibra, posso aplicar resina epóxi com pigmentos azul diretamente no casco.

    Curtir

  7. POLIMENTOS DE PISOS DE TODOS OSTIPOS EU RESTAURO

    Curtir

  8. muito bom os artigos nesta coluna

    eu trabalho com resinas e faço porcelanato liquido p

    piso epoxi e poliemntos de pisos

    Curtir

Deixe um comentário